terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CONVOCATÓRIA DA III ASSEMBLÉIA DO POVO DE DEUS.


Amados e amadas de Deus:

Todos vós, "consagrados a Jesus Cristo com uma vocação santa, e a todos os que invocam, seja onde for, o nome de Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo... Fiel é Deus, que vos chamou à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso" (1 Cor 1, 2b-3.9).

Com imensa alegria, convoco a todos para a IIIª Assembléia do Povo de Deus de nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte. "Com os olhos fixos nEle" (cf. Lc 4, 20b), convido a todos a revermos nossa vida de fé, para que, em atitude orante, com profunda humildade, redescubramos a alegria do chamado que Ele nos fez, de sermos discípulos missionários, e nos coloquemos, uma vez mais, alegres, generosos, ousados, a serviço do Evangelho da Vida plena.

O desejo de convocar a III APD foi anunciado no dia 21 de novembro de 2007, na reunião do Conselho Presbiteral Arquidiocesano. Desde então iniciaram-se as consultas sobre as datas e metodologia. Entre os meses de fevereiro e abril o empenho para definir a metodologia, a qual, a seu tempo, será divulgada pelo Vicariato Episcopal para a Pastoral.

O caminho da IIIª APD será aberto, oficialmente no dia 04 de maio, Festa da Ascensão do Senhor, início da Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos, prosseguindo até final de outubro, com as indicações e orientações que serão, oportunamente, encaminhadas. O texto inspirador para essa abertura será Josué 24 (cf. Js 24, 1-5. 14-15.21-28). Nesse dia, convoco a toda a Arquidiocese para um momento especial de adoração eucarística às 15 h. Unidos na oração, junto à Mãe Maria, desde a Catedral da Boa Viagem, em todas as Paróquias e Comunidades, tenhamos os olhos fixos em Jesus Sacramentado, onde, na escuta de Sua Palavra, poderemos iluminar a dinâmica desta III Assembléia.

Iniciamos na Quarta-Feira de Cinzas deste ano a publicação de nossa Carta Pastoral "Discípulos missionários de Jesus Cristo, como Paulo Apóstolo, interpelados pela Palavra de Deus, na vida e na missão da Igreja, rumo à III APD". É uma carta aberta, como instrumento de diálogo, reflexão e oração com todo o Povo de Deus, a ser enriquecida ao longo deste processo o qual, mais que avaliar estruturas, dinâmicas e funcionamentos, deverá avaliar nossa vida de fé e nossa disposição em viver a comunhão eclesial e o serviço ao Reino de Deus.
Nos dias 08 e 09 de novembro, encerraremos os trabalhos desta magna assembléia, colhendo as indicações e orientações que dela surgirem para a caminhada de nossa Igreja as quais serão divulgadas na Festa da Imaculada Conceição, a 08 de dezembro do corrente ano.

Duas festas marianas – a Anunciação do Senhor e a Imaculada Conceição – emolduram este processo, para que, na escola de Maria (cf. DA 270), aprendamos a cada dia, a arte de ser discípulos missionários: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra!"(Lc 1, 38). Confiantes na presença do Senhor Ressuscitado, reconheçamos os seus sinais entre nós, atentos à orientação de sua Mãe: "Fazei o que Ele vos disser(Jo 2, 5). Dessa forma, como testemunhas autorizadas, poderemos continuar a ir e "fazer discípulos entre todos os povos" (Mt 28, 19).


Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

Nenhum comentário: